/ Domsticas / Empresas de limpeza crescem 65% com PEC das Domsticas
Imprimir Notcia

Tamanho da letra

07/10/2014 s 15:44 por Domsticas
Empresas de limpeza crescem 65% com PEC das Domsticas
Demanda reprimida por servios de faxina faz setor prosperar um ano aps a aprovao da medida no Senado
crditos: http://economia.terra.com.br/vida-de-empresario/empresas-de-limpeza-crescem-65-com-pec-das-domesticas,0dc538af2cad7410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Em maro de 2013 foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional no 66, mais conhecida como PEC das Domsticas. 

A medida, que garante direitos inditos para as trabalhadoras do ramo, demorou para ser regulamentada e s no comeo de agosto de 2014 foi oficialmente promulgada. 

Ao longo deste perodo de mais de um ano, as empresas especializadas em limpeza viveram um boom, aproveitando o mercado aberto pela nova lei.   

?Aps a PEC das Domsticas, as empresas de franquias de limpeza cresceram 65% em apenas um ano. Hoje, existem mais de 20 companhias que somam juntas mais de 900 franquias em todo o Brasil, segundo levantamento recente do setor de franchising?, afirma a gerente executiva da Associao Brasileira do Mercado de Limpeza (Abralimp), Denise Cruz. 

 A carncia por empregados domsticos, a PEC das Domsticas e o aumento do consumo de servios ligados ao lar fizeram esse segmento explodir em 2012, informa a Associao Brasileira de Franquias (ABF). Agora, o mercado est em fase de consolidao. As empresas que puxaram o crescimento foram as multinacionais 5sec, Jani-King, Dryclean USA e Jan-Pro e a brasileira Limpidus.

O bom momento do segmento aparece nos nmeros de vrias empresas. A rede de franquias Limpeza com Zelo, por exemplo, cresceu 300% no primeiro trimestre e mesmo assim deixou de atender cerca de mil clientes por falta de franqueados, conta o proprietrio da rede, Renato Ticoulat Neto, que tambm representante da Jan-Pro no Brasil.

O empresrio acredita que o crescimento do setor se deve a uma mudana de hbito na sociedade brasileira e que a PEC das Domsticas uma consequncia e no a causa.

Segundo ele, com o crescimento da economia brasileira e o boom imobilirio, muitas pessoas compraram apartamentos novos e pequenos, que no tm quarto de empregada nem na rea de servio e fizeram aumentar a demanda por servios de limpeza. Por outro lado, h um novo perfil de empregada domstica, que no quer mais dormir na casa onde trabalha. Pessoas com perfil para entrar na profisso hoje tm oportunidades de trabalhar de trabalhar em outras reas, como no comrcio ou com telemarketing, por exemplo. 

Setor aquecido ? ?Estou assustado com a demanda de clientes que no posso atender. Preciso de, pelo menos, mais 90 franqueados para conseguir?, diz Ticoulat. Denise complementa que esse um novo e promissor mercado no apenas para empresas prestadoras de servios especializados de limpeza profissional, mas tambm para fabricantes e distribuidores de mquinas, equipamentos e produtos qumicos de uso profissional. 

O brasileiro ainda est acostumado com a relao mais prxima com os empregados domsticos e o mercado de empresas de limpeza recente. ?Quem procura somente servios de faxina e no de acompanhamento de pessoas (crianas, idosos etc) encontra na contratao de terceiros uma excelente oportunidade de obter resultados melhores com maior produtividade a custos competitivos?, acrescenta Denise. 


Espalhe por a


Comentrios
Deixe seu comentrio